ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

 


Guamaré é a cidade do RN número 1 no Ranking transparente na vacinação do covid-19


Mais uma informação importante está disponível no RN Mais Vacina. A partir de agora, qualquer pessoa ao acessar a plataforma poderá ter acesso ao ranking dos munícipios com maior transparência no processo de imunização da população. O ranking mostra os 10 mais transparentes e os 10 menos transparentes, além de mostrar a lista completa de todos os municípios. A atualização das informações acontece em tempo real, de acordo com a atualização do sistema. A pontuação varia ente 0 e 100, sendo a maior pontuação atribuída ao município com maior transparência em suas informações.

Para chegar a essa informação, os pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) desenvolveram uma metodologia, levando em conta a velocidade em que as equipes de saúde se empenham em registrar as doses aplicadas na população no RN Mais Vacina. Esse processo tem como objetivo facilitar o acesso da sociedade às informações, podendo monitorar todo o processo de vacinação e imunização no Rio Grande do Norte, por município. “Quanto mais elevada a pontuação, maior a agilidade da gestão municipal em registrar os dados na plataforma RN Mais Vacina, garantindo a transparência de todo o processo”, explicou o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim.

Ainda segundo ele, além de todos os dados referentes às doses distribuídas, estoques de cada localidade e lotes dos imunizantes, a plataforma vai fornecer essa transparência e controle social necessários para que o próprio município possa acompanhar todo o processo, juntamente com a sociedade.


O diretor do LAIS ressalta também que quanto mais rápido o município informa os dados sobre a vacinação no RN Mais Vacina, mais pontos ele ganha, melhorando o nível de transparência no ranking. “À medida que a gestão municipal registra sua informações, a organização interna fica mais fácil, com o controle de estoque e transparência ao processo”.

Sobre o RN Mais Vacina

O RN Mais Vacina é uma plataforma elaborada de maneira inovadora, fruto de uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN). A plataforma permite acompanhar o progresso da imunização em todo o estado através do rastreamento da vacina, desde a chegada das doses, passando pela distribuição aos municípios e às salas das Unidades Básicas de Saúde até o paciente. O sistema garante não só a transparência, como evita a perda da vacina ou seu extravio.

Fonte:LAIS

Postar um comentário

0 Comentários