Rádio

 


Anatel prevê chegada do 5G a Natal em agosto; veja como tecnologia pode impactar usuário e indústria no RN

A internet 5G chega a Natal até o fim de agosto, segundo a expectativa apresentada nesta quarta-feira (25) pelo Ministério das Comunicações e a Anatel - a Agência Nacional de Telecomunicações. Já o prazo para que a tecnologia alcance todos os municípios do Rio Grande do Norte é 2028.

Em um evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado em comemoração à Semana da Indústria, os representantes do governo federal apresentaram as mudanças que deverão ser sentidas pelos usuários comuns e principalmente pelo setor produtivo ao longo dos próximos anos. Veja mais abaixo.

O estado também começa a se preparar para os novas possibilidades trazidas pela tecnologia. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou a construção de um centro para desenvolvimento de pesquisas e novos produtos a partir do 5G.

O edital do governo federal, cujo leilão aconteceu em novembro do ano passado, previa que a tecnologia chegasse às capitais até julho, mas os prazos foram estendidos por limitações como a falta de equipamentos para fazer a "limpeza da faixa" de sinal 3,5GHz, que será usada pelo 5G.

Essa faixa é usada para transmissão da TV parabólica. Para não haver interferência, o sinal deverá ser transferido para outra faixa de frequência, e a faixa de 3,5 GHz será exclusiva para o 5G.



Postar um comentário

0 Comentários